Logo Site
Eletromiografia

 

É um método de diagnóstico que avalia problemas nervosos ou musculares. Esta técnica utiliza eletrodos de superfície para avaliar a capacidade das células nervosas. Trata-se de um método de registro dos potenciais elétricos gerados nas fibras musculares em ação. Neste método utiliza-se a ação do músculo Vasto Lateral Direito.A eletromiografia é uma técnica de monitoramento da atividade elétrica das membranas excitáveis das células musculares, representando os potenciais de ação deflagrados por meio da leitura da tensão elétrica ao longo do tempo (voltagem em função do tempo).

 

O sinal eletromiográfico (EMG), ou eletromiograma é o somatório algébrico de todos os sinais detectados sob a área de alcance dos eletrodos, podendo ser afetado por propriedades musculares, anatômicas e fisiológicas, assim como pelo controle do sistema nervoso periférico e a instrumentação utilizada para a aquisição dos sinais há três principais métodos utilizados para detecção do sinal de eletromiografia.

 

A avaliação da função muscular por meio da análise do sinal de eletromiografia possui aplicações diversas. Na área clínica, possível identificar se músculos específicos são ativados em tarefas as quais, estes devem contribuir para o movimento. No esporte, o monitoramento da ativação muscular permite identificar o estado de fadiga muscular, o nível de co-ativação, assim como a determinação de limiares de transição metabólicos em testes de carga incremental.