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ARTIGOS CIENTÍFICOS

Timing, Optimal Dose and Intake Duration of Dietary Supplements with Evidence-Based Use in Sports Nutrition [+]

Data da Publicação: 2016

 

Revista: Journal Exercise Nutrition Biochemistry

 

Resumo:

O objetivo da presente revisão foi considerar a evidência sobre o tempo, a dose ideal e a duração da ingestão dos principais suplementos dietéticos em nutrição esportiva, ou seja, β-alanina, nitrato, cafeína, creatina, bicarbonato de sódio, carboidratos e proteínas. Este artigo enfoca no tempo, na dose ideal e na duração de admissão dos principais suplementos dietéticos em nutrição esportiva. Portanto, este artigo analisou a evidência para determinar o tempo ideal, doses de eficácia e duração de admissão para suplementos esportivos verificados por evidências científicas que relatam um efeito de melhoria do desempenho tanto na situação de laboratório quanto nas configurações de treinamento. Sendo assim, o consumo de suplementos geralmente é sugerido em 5 momentos específicos, como pré-exercício (nitrato, cafeína, bicarbonato de sódio, carboidratos e proteínas), durante o exercício (carboidratos), pós-exercício (creatina, carboidrato, proteína), tempo de refeição (β-alanina, creatina, bicarbonato de sódio, nitrato, carboidrato e proteína) e antes do sono (proteína). Além disso, o protocolo de dosagem recomendado para os suplementos de nitrato e β-alanina são quantidades fixas, independentemente do peso corporal, enquanto o protocolo de dosagem de bicarbonato de sódio, cafeína e suplementos de creatina estão relacionados ao peso corporal corrigido (mg / kg de peso corporal). Além disso, sugere-se a duração da ingestão para a creatina e a β-alanina, sendo eficaz no exercício físico diário crônico <2 semanas, enquanto a cafeína, o bicarbonato de sódio são eficazes no exercício físico diário agudo (1-3 horas). Além disso, a ingestão de suplemento de nitrato é necessária tanto no exercício físico diário crônico <28 dias quanto no exercício físico  prévio agudo (22,5 h).

 

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